Conforme informamos aqui, a Apple realizou hoje seu evento de lançamento de novos dispositivos. O maior destaque, como mostraremos neste artigo, é a nova linha de smatphones da Maçã: o iPhone 14, iPhone 14 Plus, iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max.

Acompanhe a seguir uma visão geral desses dispositivos:

iPhone 14 cores


iPhone 14 e iPhone 14 Plus

Começando pelo design externo, o novo iPhone 14 é quase idêntico ao iPhone 13. Sobre o tamanho, o iPhone 14 possui uma tela Super Retina XDR (OLED) com brilho de até 1.200 nits, de 6,1 polegadas, contando com HDR e Dolby Vision. Seu corpo é construído em alumínio aeroespacial durável, disponível nas cores azul, vermelha, preta, branca, e roxa. A parte frontal possui o revestimento Ceramic Shield que, segundo a Apple, é exclusivo do iPhone e mais resistente que qualquer vidro de smartphone. O iPhone 14 Plus conta com as mesmas características, se diferenciando apenas pelo tamanho de tela, que é 6,7 polegadas, e bateria.

As maiores mudanças foram internas, apesar de manter o mesmo processador do anterior: o A15 Bionic. Segundo a Apple, ele foi melhorado na GPU e CPU, garantindo gráficos ainda mais suaves, alta performance, menor consumo energético e novos recursos na câmera. E, também, um melhor design interno para desempenho térmico/refrigeração.

câmera iPhone 14

Sobre as câmeras, no iPhone 14 e no 14 Plus, a principal (traseira) é de 12 MP, possui uma abertura maior de ƒ/1,5 e pixels de 1,9 µm, permitindo melhorias de foto e vídeo em todos os cenários de iluminação, com detalhes e congelamento de movimento, menos ruído, tempos de exposição mais rápidos e estabilização de imagem óptica. Já a frontal (TrueDepth), foi melhorada com uma abertura de ƒ/1,9 e autofoco, sendo capaz de capturar fotos melhores com baixa iluminação e focar mais rápido.

foto com iPhone 14

Ainda sobre fotos e câmeras, á um novo motor de processamento chamado Photonic Engine, dado por uma profunda integração de hardware e software. Com isso, os novos iPhones são capazes de capturar imagens com mais qualidade e detalhes, em diferentes ambientes e níveis de iluminação, e também de zoom. O flash True Tone também foi aprimorado.

Já para os vídeos, há um novo modo de estabilização, o Action mode, que promete vídeos mais “suaves”, ajustados a trepidações, movimentos e vibrações significativas durante a gravação. Inclusive, ganhou aprimoramentos no modo Cinematic Video, e também pode gravar em Dolby Vision HDR.

Há uma grande novidade no quesito de segurança: a detecção de acidentes e SOS de Emergência via satélite. O novo iPhone 14 recebeu o recurso de detecção de queda do Apple Watch, com um novo acelerômetro de núcleo duplo, capaz de detectar medições de força G, e um novo giroscópio de alta faixa dinâmica, combinados com outros recursos do dispositivo, como GPS, microfone e barômetro. Com isso, o iPhone é capaz de detectar, por exemplo, um acidente de carro e ligar automaticamente para os serviços de emergência, caso o usuário esteja desacordado ou não consiga chegar ao seu iPhone. Para maior precisão, a Apple realizou mais de 1 milhão de horas de testes para aprimorar os algorítimos.

Detecção de acidente no iPhone 14

Sobre o SMS via satélite, o sistema permite que o usuário envie mensagens para serviços de emergência quando estiver fora da área a de cobertura da rede celular ou Wi-Fi. Foi elaborada uma integração na qual o iOS gera um breve questionário sobre a situação e se comunica com os serviços de emergência com breves mensagens pré-definidas de acordo com a situação relatada pelo usuário, visando a objetividade e rapidez de comunicação. O iPhone também guia o usuário a posicionar o aparelho da melhor forma para se comunicar com o satélite. Além disso, o iOS também permite que o usuário compartilhe sua localização manualmente com o Buscar (Find My). Inicialmente, este recurso funcionará apenas nos EUA e Canadá.

Sobre bateria, a Apple afirma ser “a melhor bateria em um iPhone até hoje”, estimando, com uma carga, reprodução de vídeo por até 20 horas no iPhone 14; e até 26 horas no iPhone 14 Plus.

Tela bloqueada iPhone 14

À respeito de conectividade, têm suporte ao 5G, e os modelos de iPhone 14 dos Estados Unidos não terão bandeja do chip físico, sendo apenas a disponibilidade de dois eSIM (chip virtual). Por fim, as opções de armazenamento são 128 GB, 256 GB e 512 GB.

As demais especificações técnicas podem ser acessadas no site da Apple.


iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max

Os iPhones 14 Pro e 14 Pro Max também se assemelham esteticamente a seus antecessores. O corpo é construído em aço inoxidável e revestimento traseiro em vidro fosco, nas cores preta, dourada, prateada e roxa. As telas são Super Retina XDR (OLED), com a tecnologia ProMotion, revestimento Ceramic Shield e, pela primeira vez no iPhone, terá a funcionalidade Always-On (tela sempre ativa), com eficiência energética e taxa de atualização de 1 Hz.

Ainda sobre tela, o brilho máximo é de até 2000 nits, pela primeira vez em um smartphone. Os dois dispositivos possuem as mesmas características, se diferenciando pelo tamanho de tela e de bateria, sendo o iPhone 14 Pro com 6,1 polegadas, e o 14 Pro Max com 6,7 polegadas.

Outro destaque é o recorte na tela (notch), que teve seu design alterado, com a câmera TrueDepth redesenhada para ocupar menos espaço, e ganhou uma nova funcionalidade que a Apple chama de Dynamic Island. Esta mescla o hardware e software tornando o entalhe interativo, de modo que exibe atividades como alertas, status de ligações, autenticação no Apple Pay, notificações, etc.

Sobre a câmera, o iPhone 14 Pro também conta com o aprimorado Photonic Engine, oferecendo um maior desempenho nas fotografias em luz média e baixa, por meio da fotografia computacional e integração entre hardware e software. A câmera principal dos iPhones 14 Pro e 14 Pro Max agora possui 48 MP com um sensor de quatro pixels que se adapta à foto que está sendo capturada e possui estabilização de imagem óptica.

câmera principal iPhone 14 Pro

O sensor quad-pixel combina cada quatro pixels em um grande pixel equivalente a 2,44 µm, resultando em uma incrível captura com pouca luz e mantendo o tamanho da foto em práticos 12 MP. Este sensor também permite melhorias no modo Retrato e otimiza os detalhes no Apple ProRAW. Inclusive, há o novo flash, o Adaptive True Tone, que foi redesenhado com um conjunto de nove LEDs que mudam de padrão com base na distância focal escolhida. A câmera frontal (TrueDepth) possui abertura de ƒ/1,9 e o novo foco automático.

Para gravações de vídeo, o iPhone 14 Pro também possui o modo cinematográfico, e as tecnologias mais avançadas como ProRes e Dolby Vision HDR.

 

O processador também recebeu upgrade, sendo o chip mais rápido em um smartphone, segundo a Apple, sendo o A16 Bionic. Seu avanço permite experiências incomparáveis nos recursos como a Ilha Dinâmica, fotografia computacional e otimização da vida útil da bateria. A nova CPU possui 6 núcleos para trabalhos mais exigentes, e a nova GPU tem 5 núcleos com 50% a mais de memória para jogos e apps que exigem um processamento gráfico mais intenso. Também há o novo Neural Engine de 16 núcleos, capaz de realizar cerca de 17 trilhões de operações por segundo.

A Apple afirma que usa a melhor arquitetura de fusão entre hardware e software para oferecer maior desempenho com menor consumo de energia.

Os demais recursos apresentados anteriormente no iPhone 14 também estão presentes na linha Pro, como o detecção de acidentes e SOS de Emergência via satélite. E os modelos vendidos nos EUA também contam apenas com os chips virtuais (eSIM), sem bandeja para chip físico.

Sobre bateria, o iPhone 14 Pro possui uma estimativa de até 23 horas de reprodução de vídeo, e o 14 Pro Max de até 29 horas.

iPhone 14 Pro tela de bloqueio

Por fim, as opções de armazenamento para ambos modelos são 128 GB, 256 GB, 512 GB e 1 TB.

As demais especificações técnicas podem ser visualizadas no site da Apple.

E você, o que achou dos novos iPhones? Comente conosco aí embaixo!


Gostou? Compartilhe com seus amigos e fique ligado aqui no iPhoneDicas! Nos siga e acompanhe nas redes sociais! 😃