[Dica] Transfira arquivos do seu iPhone via wi-fi com o Weafo

0
5423

Quem tem iPhone sempre reclama que não tem como mandar fotos por bluetooth para os amigos que utilizam Android, sendo essa também uma das críticas de quem não tem iPhone. Apesar das qualidades do dispositivo da Apple, esse fato realmente incomoda. Copiar arquivos pro PC também não é lá uma tarefa simples – as fotos você pode usar a ferramenta do Windows, mas se quiser acessar um PDF armazenado no Adobe Reader do iDevice, esqueça.

Já falamos aqui de algumas soluções para esse problema, principalmente os serviços de armazenamento na nuvem como Google Drive e Dropbox. Mas hoje vamos falar de um app bem bacana que vem pra resolver essa situação de uma maneira muito simples.

Trata-se do Weafo, do mesmo desenvolvedor de dois outros apps bastante úteis, Neapo e Heapo. Não se preocupe pois falaremos deles no futuro.

Seu funcionamento é bem simples e para enviar um arquivo a outro dispositivo qualquer basta acionar sua extensão no menu de compartilhamento do iOS. Vamos enviar uma foto a um computador: selecione a imagem desejada, vá no menu para compartilhar e toque no Weafo.

apps iphone weafo

Abrirá uma janela informando um endereço IP, então basta inseri-lo em qualquer navegador. A página que se abre exibe uma lista com os arquivos compartilhados e você pode fazer o download individual ou tudo junto em um arquivo compactado (zip).

apps iphone weafo

Importante lembrar que se o Weafo não estiver aparecendo na lista, toque em “Mais” e ative-o.

A vantagem do Weafo é que várias pessoas podem acessar os arquivos simultaneamente, já que basta terem o endereço fornecido. Você pode, ainda, definir uma senha para que pessoas não autorizadas que estejam na mesma rede não possam acessar os arquivos.

A única limitação do app é que todos os aparelhos devem estar conectados na mesma rede Wi-Fi. Ainda, entre dispositivos Apple (ou no Windows com QuickTime instalado), é possível acessar via protocolo Bonjour pelo nome do dispositivo (por exemplo, Munis-iPhone.local), o que permite guardar o endereço nos favoritos para transferências futuras.

Uma notícia boa é que o app está de graça por tempo limitado, promoção de lançamento, então vai logo na Play Store para aproveitar.

Weafo - Share Photo & Video
Weafo - Share Photo & Video

Gostou? Confira outras dicas de apps:

Nota: essa dica foi escrita por mim e publicada originalmente no Canaltech.