Popularidade do iPhone cresce entre os adolescentes

0
5426

Se dizem que popularidade do iPhone está caindo, um estudo feito revela o contrário, ela continua crescendo principalmente em adolescentes, “os adultos do amanhã”. Pesquisa realizada por banco de investimentos Piper Jaffray (ver PDF) mostra que 61% dos adolescentes possuem um aparelho da Apple, contra 55% em 2013, e 40 no final de 2012.

Segundo uma pesquisa realizada pelo banco de investimentos americano Piper Jaffray, o iPhone está cada vez mais popular com usuários adolescentes nos EUA. Em seu relatório semestral, 7500 jovens foram entrevistados, e 61% deles possuem um smartphone da Apple, contra 55% no último relatório em outubro do ano passado. Já em 2012, somente 40% dos jovens utilizavam iPhone, um crescimento considerável.

E a expectativa é que a popularidade continue crescendo, pois 67% esperam que seu próximo aparelho seja um iPhone.

Com os tablets, os resultados são semelhantes. 66% dos entrevistados possuem um iPad (55% o iPad normal, e 11% o iPad Mini), porém porcentagem é um pouco menor em relação à pesquisa anterior, que era de 68%. Ainda, dos jovens entrevistados que não possuem um tablet, 18% desejam comprar um aparelho, e desses, 66% planejam escolher o modelo da Apple.

teensurveypiperjaffray

Apesar da popularidade do iPhone ter crescido entre o público alvo da pesquisa, o iPad acabou caindo um pouco, principalmente devido aos produtos lançados pelo Google – Nexus 7 – e Amazon – Kindle, que são mais acessíveis. Os tablets com Android tem tido um crescimento consistente entre os adolescentes, mesmo após a Apple ter lançado o iPad Mini com tela retina, e o iPad Air, mais leve e fino que os anteriores.

Além de smartphones e tablets, a pesquisa incluiu dados sobre um possível smartwatch da Apple, batizado de iWatch. Dos 7500 adolescentes, 6% já possuem um smartwatch, e 17% comprariam o relógio inteligente da maçã, caso a Apple lance-o com um preço não superior a 350 dólares.

O número de jovens interessados em comprar um iWatch é interessante, pois é uma indicação de que os consumidores estão dispostos e ávidos por comprar não somente o relógio, mas toda uma gama de novas categorias de produtos que a Apple está para lançar.

Considerações Finais

Essa pesquisa é muito importante para os futuros planejamentos da Apple e mostra que, pelo menos com o iPhone, ela ainda será muito popular, pois se hoje os jovens preferem iPhone, amanhã eles serão adultos e continuarão fieis a marca e irão adquirir produtos ainda mais caros, como MacBooks, iMac’s e etc.

Será que o Brasil segue essa mesma tendência ou os preços elevados do iPhone no Brasil modificariam essa tendência?