App Store permite aplicativos com até 4GB para download

2
6387

A App Store, loja de aplicativos da Apple, começou a permitir que os aplicativos tenham no máximo 4GB, o limite anterior era de 2GB. Esse limite era o mesmo desde os primórdios da App Store, e era necessário para que os desenvolvedores tivessem um limite nos seus aplicativos dentre outros fatores.

Mas esse limite começou a ficar ultrapassado a algum tempo. Só para você ter uma noção, o DVD possui em média 4,7GB de espaço, ou seja, aplicativos, shows e outros softwares que usam DVD como mídia (videogames por exemplo) podiam ter esse tamanho. Enquanto os aplicativos para iPhone só podiam ter 2GB.

É lógico que isso era uma medida para que os aplicativos não ocupassem todo o espaço do iPhone, mas quando os iPhones de 32GB, 64GB e agora o de 128GB entraram no mercado, esse limite ficou ultrapassado e acabava limitando os desenvolvedores principalmente de jogos, pois o iPhone tem um hardware muito potente para jogos, mas era difícil fazer jogos com esse limite.

Um exemplo desses jogos que já tem mais de 2GB é o TOY BOX DE DISNEY INFINITY 2.0. Ele ocupa 3.8GB, como você pode ver ja imagem abaixo:

Disney Toy Box 2 tem 3.8GB na App Store

Você pode baixar o jogo aqui:

The app was not found in the store. 🙁

É claro que essa medida não é muito boa para os usuários de iPhone de 8GB ou 16GB, pois não lhes sobrariam muito espaço, e, daqui a um tempo, terão que escolher entre um app ou outro.

Mas por outro lado, para vários outros usuários, esse novo limite será muito bom. Jogos iguais aos do console, aplicativos profissionais mais robustos, como AutoCAD, GarageBand e outros.

Uma outra discursão que pode ocorrer, é que os desenvolvedores terão menos preocupação em otimizar o tamanho dos aplicativos, porém, essa discursão não pode ser levada a sério, pois a Apple é exigente quanto a isso, pois mesmo com o limite de 2GB anterior, a maioria dos aplicativos não passam de 200mb ou 100mb. Até porque o limite de download de apps usando a rede móvel (3G, 4G ou LTE) ainda continua sendo de 100mb.

Eu sinceramente sinto muita falta de um NBA 2k15 para iPhone, jogo de basket sensacional para Xbox e PS4, no meu Xbox, o jogo ocupa 47GB, mas acho que com 4GB no iPhone ele já quebra um galho!