Setembro segue recebendo novidades da Apple: vieram os iPhones 15, depois o iOS 17 e, agora, o recurso Tap to Pay foi liberado oficialmente e anunciado pela Maçã para funcionar no Brasil!

Tap to Pay via cartão de aproximação

Com o Tap to Pay, diversos empreendedores, comerciantes independentes e grandes empresas podem simplesmente deixar de lado as convencionais maquininhas de cartão e usar apenas o iPhone para receber pagamentos por aproximação com cartões de débito e de crédito, e também via outros dispositivos NFC.

Tudo funciona de forma muito fácil! Em resumo, o vendedor/comerciante/cobrador define o valor pelo aplicativo da conta compatível que esteja usando, e escolhe para receber via Tap to Pay como crédito ou débito; daí basta o pagador aproximar o cartão ou celular/relógio da parte superior do iPhone para efetuar o pagamento, bem como em qualquer outra maquininha de cartão comum por aproximação. O pagamento é processado através do NFC do iPhone e com toda a segurança já englobada no Apple Pay. É compatível com as principais bandeiras, como por exemplo a Mastercard, Visa e American Express.

Tap to Pay via aproximação por Apple Pay

A funcionalidade foi anunciada primeiramente nos Estados Unidos, como sempre, e começou a funcionar por lá em meados do ano passado, mas não demorou muito a iniciar a expansão pelo mundo. E, desta vez, o Brasil não ficou abandonado por último — amém!

Para funcionar, o recurso depende que bancos e intermediadores de pagamentos adicionem suporte. E também o iPhone ser um XS ou posterior e estar na versão mais recente do iOS.

Quais bancos oferecem suporte ao Tap to Pay da Apple no Brasil?

Por enquanto, ainda não há muitos provedores de pagamento oferecendo suporte ao recurso, mas já existe “promessa” de quais bancos vão aderir, ao menos inicialmente.

No momento, o primeiro a aderir a essa funcionalidade no iPhone foi a CloudWalk, responsável pela popular maquininha InfinitePay. Todavia, a Apple mencionou que outras plataformas de pagamento, como o Granito, Nubank, Stone e SumUp, já estão trabalhando em seus serviços para oferecer compatibilidade.

Tap to Pay com InfinitePay

Já testamos por aqui…

A curiosidade para experimentar o novo recurso falou mais alto, então estudamos as vantagens oferecidas pela InfinitePay e resolvemos abrir uma conta só para testar o Tap to Pay — e foi muito legal!

‎InfinitePay: Conta e Tap
‎InfinitePay: Conta e Tap

Configurando o Tap to Pay (1)

O melhor de tudo é que para abrir a conta é gratuito, e não é necessário ter um CNPJ, podendo utilizar o CPF mesmo. Após o cadastro e aprovação da conta, o app já exibe uma seção para utilizar o recurso da Apple, daí basta alguns pequenos passos para solicitar a liberação e poder receber pagamentos na sua conta pelo seu CPF mesmo, e sem taxas de manutenção.

Configurando o Tap to Pay (2)
O Tap to Pay fica vinculado ao seu ID Apple.

Testamos com pagamento via Apple Pay através de um outro iPhone e também com cartão. Ambos funcionaram lindamente bem. Particularmente, achei incrível poder usar o iPhone como uma maquininha para receber pagamentos por cartão.

Eis um pronunciamento da Jennifer Bailey, vice presidente do Apple Pay e Apple Wallet da Apple:

O Tap to Pay no iPhone ajudou empresas do mundo inteiro e de todos os portes — de autônomos a grandes varejistas — a oferecer novas experiências de pagamento, e estamos empolgados em trazer uma solução de pagamento fácil, segura e privada para os comerciantes brasileiros.
O Brasil é uma nação de muito empreendedorismo, e agora as empresas terão a possibilidade de aceitar pagamentos por aproximação em todos os locais de operação.

Sobretudo, vamos aguardar a adesão do recurso em mais bancos/contas em nosso país. Essa novidade com certeza é muito bem-vinda!


Gostou? Compartilhe com seus amigos(as) e fique ligado(a) aqui no iPhoneDicas! Nos siga e acompanhe nas redes sociais! 😃