[Dica] Controle seus gastos com o GuiaBolso

0
5215

Se você é daqueles que chega na metade do mês e tem até medo de olhar o saldo no banco, essa dica [GuiaBolso] será bastante útil. Manter o controle das finanças à risca não é uma tarefa fácil se você não for uma pessoa extremamente disciplinada no assunto. Pode ser que até comece o mês escrevendo tudo em um caderno – ou planilha do Excel, ou Evernote – mas, existe uma boa chance de chegar um ponto em que as coisas fogem do controle, você esqueceu de anotar algumas compras no mercado, ou na padaria, etc.

Então você fica de saco cheio e joga tudo pro alto, “no próximo mês tendo de novo”.

Bom, com o GuiaBolso, você não precisa mais se preocupar com isso. Esse aplicativo 100% brasileiro é uma ferramenta excelente para o controle dos seus gastos, além de possibilitar um completo planejamento financeiro mensal.

O funcionamento é bem simples, e antes de começar a utiliza-lo você deve conectar uma conta bancária – basta inserir os dados de agência e conta e sua senha eletrônica. Não se preocupe pois os seus dados são transmitidos por conexão segura e o aplicativo possui parceria com os bancos aceitos para que esta transação possa ocorrer. Atualmente ele suporta os bancos Itaú, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e HSBC. Caso sua conta seja em outra instituição, é possível controla-la manualmente, porém, será necessário fazer o controle manual dos saldos e transações. Também é possível adicionar mais de uma conta de bancos diferentes.

Com as contas configuradas, é hora de controlar os gastos. Na tela inicial temos um resumo dos gastos no mês atual, sendo possível navegar para outros meses – os anteriores para ver um histórico de gastos e os próximos para ver uma projeção das finanças.

guiabolso iphone

Ps.: esta não é minha conta

As informações são bem concisas: a lista começa com o saldo consolidado de todas as contas; logo abaixo temos um indicador de como está sua performance de gastos em relação ao planejamento mensal, exibindo também a relação renda / gastos, e, por último, temos um gráfico que divide os gastos por categoria – compras, saques, TV/Internet/Telefone, bares, etc.

Cada bloco de informação tem uma visualização detalhada desses dados. No caso dos gastos por categorias, vemos o valor total gasto em cada item acompanhado da porcentagem das despesas, e cada categoria ainda exibe as transações individualmente – nada escapa, nem aquele Trident de R$1,70 comprado no débito na farmácia da esquina passa despercebido.

Todos os gastos são divididos em categorias e, no geral, elas são marcadas automaticamente. Com isso, quando você fizer uma compra no supermercado, provavelmente ela já entrará na categoria Compras, um remédio na farmácia irá para Saúde, e por aí vai. As despesas que não forem categorizadas automaticamente aparecerão marcadas como tal e você pode escolher a categoria, além de alterar alguma que o sistema tenha fornecido.

Uma parte bem interessante é o planejamento, onde você insere todos os seus gastos previstos para os próximos meses e com essas informações o aplicativo te ajuda a ficar de olho para manter as metas, enviando notificações toda vez que há alguma atividade importante.

Para manter seus dados financeiros protegidos, o app permite colocar uma senha de acesso além de um código de segurança.

Veja nossa nota para ele:

[taq_review]

Além do aplicativo para Android e iOS, o GuiaBolso conta com uma versão web, que pode ser acessada de qualquer computador.

O melhor? O serviço é totalmente gratuito!

Gostou da dica? Já que estamos falando de organização pessoal, não deixe de conferir também: