[Dica] Aprenda a usar, criar e gerenciar grupos no WhatsApp

4
24138

O iPhoneDicas resolveu ajudar milhares de usuários de WhatsApp para iPhone e vai dar dicas preciosas para esse app fabuloso. Nesse artigo você vai aprender a usar o aplicativo, criar e gerenciar os famosos grupos. Daremos dicas também de como economizar espaço no seu iPhone, essa é especial para quem tem um 4S ou outro iPhone com 8GB.

Bem, sobre o WhatsApp, ele é o aplicativo de mensagens mais usado no mundo, e tem muitos recursos – e mais estão por vir. Um dos mais legais são as conversas em grupo, que facilitam a comunicação entre pessoas.Apesar de todo mundo usar os grupos, bastante gente tem dúvidas de como tirar o máximo proveito da ferramenta, e por isso vamos resolvemos abordar este assunto mostrando tudo o que você pode fazer.

Bem, se você não conhece WhatsApp [em que mundo vives?] essa é uma boa oportunidade de conhecer esse aplicativo super valioso [né FaceBook], ele é o aplicativo de conversa mais difundido do mundo! Você não pode ficar fora dessa comunidade:

‎WhatsApp Messenger
‎WhatsApp Messenger
Developer: WhatsApp Inc.
Price: Free

Mãos a obra?

Criando o grupo

Para criar um grupo, basta tocar no botão “Novo Grupo” na parte superior da tela principal do WhatsApp (guia Conversas). Com isso, você poderá colocar uma foto de perfil e digitar o nome do grupo – lembre-se que qualquer pessoa pode alterar os dois.

Dicas iPhone criar grupo WhatsApp

Feito isso, a próxima tela será para selecionar os contatos que farão parte do seu grupo. A maneira mais simples é tocando no ícone de “+”, onde você verá uma lista completa dos seus contatos presentes no WhatsApp, e basta marcar as bolinhas brancas na esquerda. Pronto, seu grupo está criado.

Dicas iPhone criar grupo WhatsApp

Gerenciando o grupo

Com os passos anteriores o grupo já estará funcionando. No entanto, podemos fazer mais. Para os grupos em que você é o administrador é possível adicionar novos membros, chutar (expulsar) alguém, ou ainda, tornar determinada pessoa administradora do grupo.

Agora, vamos para as funcionalidades gerais, ou seja, para grupos em que você não é o administrador. Em algum momento você já deve te notado que o pessoal não cala a boca nos grupos, e a sua tela de bloqueio normalmente fica inundada de mensagens o tempo inteiro. Para isso há uma solução: deixar o grupo em “Mudo”.

Deixar o grupo em mudo e não ser mais incomodado

Existem duas maneiras para se fazer isso. A primeira é na lista de conversas e basta deslizar o dedo da direita para a esquerda no grupo em questão e tocar no botão “Mais”. Vá em Mudo e escolha o período de tempo em que este grupo será silenciado. Um ícone indicará os grupos que foram silenciados.

Dicas Grupos WhatsApp iPhone Dicas Grupos WhatsApp iPhone

A outra é indo nas Informações do Grupo (toque na conversa, e então, no nome no topo da tela). Lá é possível ver até quando o grupo estará silenciado, e também remover o silenciamento.

Notificações

Caso você participe de um grupo muito especial e mensagens importantes sejam veiculadas por lá, é possível criar uma notificação personalizada diferente das demais, e assim você sabe, sem precisar olhar o iPhone, que chegou alguma coisa util.

Para isso vá nas Informações do Grupo e toque em Notificações. Ative o seletor e depois basta escolher a notificação. Também é possível ativar os Alertas, que são aqueles popups bem intrusivos que aparecem no meio da tela, ao invés do banner que desliza de cima para baixo no topo.

IMG_3109

Saindo de um grupo

Caso você queira sair do grupo, o processo é simples, mesmo você sendo o dono. Vá até o fim da página Informações do Grupo e toque no botão Sair do Grupo. Feito isso, você vai parar de receber novas mensagens, mas a conversa ainda estará presente no seu aparelho, e basta apagar a conversa como uma outra qualquer para não ver mais nada sobre o assunto.

Avisos de recebimento e visualização

Os grupos também possuem aqueles marcadores que avisam quando um usuário recebeu sua mensagem, e o dedo duro do marcador azul que fala quando o outro visualizou a mesma.

Ao enviar uma mensagem, normalmente o marcador tem só 1 tracinho, e isso se dá porque nem todo mundo recebeu a mesma. Quando todo mundo receber, esse marcador ficará duplo, e quando todo mundo visualizar a mensagem, o mesmo ficará azul.

Considerações finais

As pessoas costumam inundar os grupos com mensagens e áudio, e isso pode ser um problema sério porque toda essa mídia ocupa espaço no armazenamento, e dependendo do caso, a coisa pode ficar feia pro seu lado com o WhatsApp ocupando uma boa parcela dos seus preciosos 16GB (se for o caso).

Veja bem: cada aplicativo armazena os seus próprios dados, que não são acessíveis a outros apps. Com isso, as fotos recebidas no WhatsApp ficam, teoricamente, restritas a ele – ou seja, você não poderia acessa-las no Rolo da Câmera.

No entanto, os apps podem salvar as fotos no sistema, e elas passam a estar acessíveis. Essa opção fica ativada por padrão no WhatsApp, e toda foto recebida acaba sendo salva também no seu aparelho. O problema é que você terá esses arquivos em dobro: um salvo na “memória” do WhatsApp, e outra salva no rolo da câmera.

Dicas Grupos WhatsApp iPhone

Para evitar isso, basta ir em Ajustes > Ajustes de Conversa e explorar as opções. O Download Automático de Mídia, como o nome diz, faz com que tudo o que for enviado nas conversas, incluindo os grupos, seja baixado automaticamente, e isso não é algo bom. Explore as opções para ver quais se encaixam ao seu caso – eu deixo tudo Off.

O outro botão importante é o de Salvar Mídia Recebida, que, como o nome diz de novo, salva no Rolo da Câmera tudo o que você receber, e ocupará espaço em dobro.

Com isso você tem todas as informações sobre como usar o WhatsApp de maneira correta. Gostou desta dica? Então confira outras também ótimas: