Nesse mundo moderno, quem não sofre com a falta de bateria, não é mesmo? Muitas vezes, apesar do modo de economia de energia, nossos smartphones acabam descarregando bem rápido.

Muitos fatores podem acelerar a degradação da bateria, além do uso normal/desgaste natural. Dentre os fatores, a alta temperatura e a descarga total podem causar sérios danos à saúde da bateria do seu iDevice. Contudo, é importante preservar a vitalidade desse componente.

iPhone carregando

Como preservar a saúde da bateria do seu iPhone?

Siga as dicas abaixo, acompanhando atentamente cada tópico!

Evite temperaturas extremas

As baterias de íons de lítio, além de terem o desempenho normal afetado, podem sofrer uma degradação mais rápida ou até, em alguns casos, ter danos permanentes, com exposição a altas temperaturas. E também com temperaturas extremamente baixas, apesar de ser incomum aqui no Brasil.

Temperatura operacional de baterias

Segundo à Apple, a faixa de temperatura ideal para as baterias do iPhone e demais dispositivos é num ambiente entre 0 ℃ e 35 ℃, sendo ainda mais ideal a faixa de 10 ℃ (50 ºF) a 25 ℃ (77 ºF). Portanto:

Retire a case/capinha do dispositivo quando for colocar para carregar, caso esteja num dia calor ou ambiente quente. Inclusive, evite deixar carregando sobre superfícies que retém calor, como em cobertores, debaixo de travesseiros, etc, pois isso pode dificultar ou até inibir a troca de calor do dispositivo com o ambiente.

Não deixe sob o sol forte (como na praia por exemplo) ou dentro do carro. Evite expor e/ou carregar seu iPhone a temperaturas acima de 35 ºC (95 ºF), isso pode causar danos permanentes à bateria.

Tome cuidado com onde for transportar seu dispositivo, para que a bolsa, mochila ou bolso não esquentem excessivamente, aquecendo também o aparelho.

1º → Não deixe seu iPhone descarregar por completo constantemente

Evite ao máximo usar seu iPhone até a bateria esgotar totalmente e o dispositivo desligar. Ao serem completamente descarregadas, as baterias de lítio podem sofrer reações químicas que causam graves danos na sua capacidade de armazenar energia. E, com isso, o processo de degradação da saúde da bateria pode ser bem acelerado. É muito mais seguro, por exemplo, carregar com mais de 50% de carga caso precise, do que usar o aparelho até zerar para recarregá-lo apenas depois.

Vale notar que a Apple, visando proteger a integridade do componente, programou o iOS para desligar o aparelho, de forma automática, quando a bateria está quase no final, mas com um nível mínimo de carga.

Contudo, é recomendável que já conecte seu aparelho ao carregador, se possível, quando o nível de carga estiver cerca de 30%.

2º → Não use carregadores e/ou cabos falsos/paralelos

Esse ponto precisa ser frisado! Além de contribuir com a degradação mais rápida da bateria e problemas colaterais, o uso de cabos e carregadores falsificados colocam em risco a segurança, podendo apresentar mau funcionamento, curto-circuito, aquecimento excessivo, dentre outros. E é mais um exemplo perfeito de “o barato que pode sair caro”.

Mas existem alternativas aos originais da Apple, que para muitos, são caros e frágeis? Felizmente a resposta é sim, existem!

Algumas fabricantes de acessórios possuem autorização e homologação da Apple. Após rigorosos testes e, se aprovados, recebem o certificado MFi, o qual garante segurança, integração com os iDevices e confiabilidade, bem como os itens originais Apple. E as marcas que têm vários produtos MFi tendem a ter uma ótima qualidade em geral. Como exemplares, podemos citar a Anker, Baseus, Ugreeni2GOGeonav, ESRMcdodo, Vention, dentre outras.

E para comprar esses acessórios de procedência segura, você pode conferir aqui a seleção do iPhoneDicas na Shopee, e ficar ligado(a) nas nossas redes sociais, como Instagram e Twitter, onde sempre indicamos boas promoções de iPhones, gadgets, carregadores, etc, cuidadosamente selecionados.

3º → Atente-se nas condições ideais para guardar o aparelho parado por longos períodos

Caso for guardar o aparelho por muito tempo, deixe a carga da bateria pela metade. A temperatura ambiente e a porcentagem de carga na bateria quando ele for desligado são dois fatores muito importantes que afetam a condição geral da bateria de um dispositivo guardado. Portanto:

» Deixe a carga da bateria do seu aparelho em torno de 50%. Se ele for guardado totalmente descarregado, a bateria poderá entrar em modo de descarga intensa, a ponto de ser impossível de armazenar carga. E, se ele for guardado com a carga cheia por muito tempo, a bateria poderá perder parte da capacidade, reduzindo a sua vida útil.
» Desligue o aparelho para evitar o desgaste da bateria.
» Ele deve ser colocado em um ambiente fresco e sem umidade, abaixo de 32 °C (90 °F).

Veja também:


Gostou? Compartilhe com seus amigos e fique ligado aqui no iPhoneDicas! Nos siga e acompanhe nas redes sociais! 😃